domingo, 15 de junho de 2008

Ricos devem pagar mais impostos?

Sexta-Feira, 6 de Junho de 2008, 07:51

Ricos devem pagar mais impostos?
De A Tribuna On-line


Marcelo Eduardo dos Santos
Repórter de Economia

Se depender do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, executivos de grandes empresas, profissionais liberais de sucesso e até jogadores de futebol e artistas bem-sucedidos levarão uma mordida feroz do leão. Segundo ele, contribuintes com renda mensal superior a R$ 50 mil deveriam recolher 60% de Imposto de Renda, um padrão tributário digno da Escandinávia, os maiores pagadores de impostos do mundo.



A idéia de Pochmann, entre as várias incluídas em um estudo, foram divulgadas quinta-feira com eficiente publicidade. Entende-se. Sem o mínimo de criatividade ou esforço, praticamente dorme no Congresso a proposta de reforma tributária, de difícil aprovação porque governadores e prefeitos temem perder receita.



Já o presidente do Ipea, um homem de esquerda e avesso ao neoliberalismo, sugeriu um sistema tributário com 12 alíquotas, ao invés das atuais duas, com cobrança elevada sobre as grandes rendas. Também defendeu a implantação do imposto sobre grandes fortunas. O problema é estipular quando alguém é proprietário de uma grande fortuna.


Nas duas últimas décadas, países prósperos, inclusive os escandinavos, vêm revendo a cobrança de impostos sobre os ricos. Quando menos tributados, investem mais nas economias locais e reduzem as fugas para os países fiscais. Pelo menos essas são as justificativas dos autores dessas políticas.



Pochmann fez uma proposta de difícil execução, porém, de grande mérito. Enquanto o Governo se atrapalha na tentativa de recriar a CPMF, o economista do Ipea tenta ir a fundo ao problema.

Fonte: http://atribunadigital.globo.com/papocomeditores/?opr=545&cod=359130
2008 A Tribuna Online - digital@atribuna.com.br
Marcelo Eduardo dos Santos
Repórter de Economia

BLOG: Jean Javarini



Jean Javarini
Record – TV de Primeira
<<<< Vídeo Mundo Record - Clique Aqui >>>>


http://www.mundorecord.com.br/play/a2570e71-0bd1-441a-806f-b332ff90ddb8

Nenhum comentário: