Leia abaixo as respostas para outras duas dúvidas dos leitores. Mande as suas perguntas para o e-mail impostoderenda@folhavitoria.com.br.
1- Devo incluir na minha declaração um valor mesmo que pequeno (94,00) que recebi do jogo da mega-sena?
Sim, embora o valor seja pequeno.  A informação do prêmio deve ser informado na linha 08 da ficha de Rendimentos sujeitos a tributação exclusiva/definitiva.
Para mais informações veja também Pergunta 297 no endereço:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Publico/perguntao/Irpf2013/PerguntaseRespostasIRPF2013.pdf
2- Uma pessoa da família tinha uma poupança, clonaram seu cartão e retiram dinheiro, como ela tem 80 anos e é semi-analfabeta pediu para colocar o dinheiro em minha poupança. Como devo declarar este valor? É um valor bem alto.
O saldo em poupança pertencente a pessoa de sua família deve ser informada em sua declaração na ficha de Bens e Direitos sob o código 41, devendo constar no histórico que trata-se de valor pertencente ao seu familiar.
Os rendimentos de poupança sobre o valor pertencente ao seu familiar devem ser lançados na ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis na linha 08.
O valor do saldo em poupança pertencente a pessoa de sua família (principal mais rendimentos), que não lhe pertence, deve ser informado na ficha de Dívidas e ônus Reais sob o código 16., devendo constar no histórico que trata-se do valor da poupança constante em sua ficha de Bens e Direitos.
Fonte: Conselho Regional de Contabilidade