domingo, 17 de março de 2013

Saiba como declarar seu veículo no Imposto de Renda Veja dicas de consultores da IOB Folhamatic sobre como identificar venda, compra ou financiamento no formulário do IR iG São Paulo

Saiba como declarar seu veículo no Imposto de Renda

Veja dicas de consultores da IOB Folhamatic sobre como identificar venda, compra ou financiamento no formulário do IR

iG São Paulo
 
Quem comprou, vendeu ou parcelou um veículo em 2012 precisa identificar a operação na declaração do imposto de renda deste ano. Mas é preciso atenção na hora de preencher dados como data de aquisição e demais informações no formulário do IR.
Envie suas dúvidas sobre a declaração do IR para o e-mail impostoderenda@ig.com.br . Consultores da IOB Folhamatic responderão às principais perguntas dos internautas.
- No ano passado, vendi meu carro para minha irmã, que me transferiu R$ 12 mil. Ocorre que o carro ainda está em meu nome. Como devo proceder para declarar a venda e o recebimento do valor citado acima?
Resposta: Informe a venda do veículo na ficha “Bens e Direitos” indicando o nome e CPF da compradora. O campo “Situação em 31.12.2012” não deve ser preenchido.
- Comprei uma motocicleta em 2011 e não declarei no imposto de renda. Posso declarar agora ou terei de retificar a declaração referente ao ano-base 2011?
Resposta: Retifique a declaração de 2011 incluindo a aquisição da moto na ficha “Bens e
Direitos”.
- Em 21/12/12, comprei um carro por R$ 32.580,00, cuja nota fiscal saiu com este valor. D ei meu antigo carro (que está declarado no IR), como parte deste valor do carro novo.
Como devo fazer a declaração deste ano, do carro dado como parte do pagamento e do carro adquirido? 
Resposta: Na ficha “Bens e Direitos”, informe a operação realizada, esclarecendo as condições de compra (a vista ou financiado), informando que parte do pagamento para aquisição do veículo foi feito mediante a entrega de seu antigo veículo, que deverá ser baixado indicando o nome, CPF/CNPJ do adquirente e o valor pelo qual foi transferido. No campo “Situação em 31.12.2012” informe o valor efetivamente pago no ano de 2012. Não preencha o campo “Situação em 31.12.2012” do veículo dado em pagamento.
- Comprei com veículo zero quilometro para mim como pessoa física com isenção de impostos em dezembro do ano passado, pois tenho necessidade especial. Qual valor devo declarar o de mercado, tabela FIPi, ou o valor de nota fiscal que paguei pelo veículo?
R : Na ficha “Bens e Direitos”, informe no campo “Situação em 31.12.2012”, o valor efetivamente pago na aquisição do veículo.
- Ganhei meu carro do meu pai há três anos, porém só passei para o meu nome em 2010, gostaria de saber como devo declarar ele, como doação ou como compra? Comprei uma moto à vista no ano passado com o dinheiro da minha noiva, porém com os meus rendimentos dariam para comprar a mesma, como devo declarar essa moto?
R : O bem recebido, assim como o rendimento isento, devem ser declarados no ano da respectiva doação recebida, ainda que não tenha sido formalizada a documentação do veículo. Retifique as últimas três declarações para regularização. Na declaração, informe na ficha “Bem e Direitos”, o veículo, relacionando o nome e CPF do doador e preencha as colunas 31/12/2011 e 31/12/2012. Informe, também, na ficha “Bens e Direitos” a compra da moto. Na ficha “Dividas e Ônus Reais”, código 14, o valor da dívida com sua noiva.
- Comprei e vendi um veículo no ano passado pelo mesmo valor. Preciso declarar? Como lançar?
R : Na ficha “Bens e Direitos”, informe a operação realizada, relacionando, no campo Discriminação, o valor, o nome e o CPF ou CNPJ do vendedor e do comprador. Os campos “Situação em 31.12.2011” e “Situação em 31/12/2012” não devem ser preenchidos.
- Em outubro vendi o meu carro para uma concessionária por R$ 5.000,00, e com mais R$ 15.000,00 dei entrada em um carro novo, dividindo o restante em 60 parcelas de R$ 500,00. No ano passado, paguei duas parcelas. Como declaro?
R : Na ficha “Bens e Direitos”, informe a venda do veículo, relacionando o nome e CNPJ da concessionária compradora. Não preencha o campo “Situação em 31.12.2012”. Em outro item, informe a compra do veículo novo, esclarecendo a forma de pagamento, o nome e CNPJ da concessionária. No campo “Situação em 31.12.2012” informe o valor da entrada somado ao valor das parcelas pagas.
- Gostaria de saber como declarar um veículo adquirido para um filho, mas financiado no meu nome. Quem paga as prestações é o meu filho. Como eu declaro e como ele declara o IR?
R : Na ficha “Bens e Direitos”, você deve informar com o código 51, o empréstimo efetuado, indicando o nome e CPF de seu filho, pois o financiamento foi feito em seu nome. Seu filho deve informar na ficha “Bens e Direitos” o veículo adquirido, esclarecendo o empréstimo relativo ao financiamento recebido. No campo “Situação em 31.12.2012”, deve ser informado o valor das parcelas pagas em 2012. Na ficha “Dívida e Ônus Reais” deve ser informada a natureza da dívida, o nome e o número de inscrição no CPF do credor e o saldo devedor. 
- Tenho um veículo adquirido em 2000 que já desvalorizou bastante. Devo lançar o valor de quando adquiri ou o valor de venda atual?
R : O valor de aquisição deve permanecer até que o veículo seja alienado. 
- Em 2010 eu adquiri um veículo através de financiamento, tendo pago R$ 7.000,00 ao longo de 2010. Porém, eu não precisei fazer a declaração de ajuste naquele ano (era isento). Em maio do ano passado eu vendi este veículo por R$ 17.000,00, sendo que recebi o valor de R$ 7.000,00 e o restante o comprador utilizou para quitar minha dívida. Como devo declarar esta situação? O que devo colocar no campo "Descrição" do bem para deixar claros todos estes trâmites? Em algum momento eu devo declarar valores em "Dívidas e ônus"?
R : Simplesmente baixe o veículo na ficha “Bens e Direitos” esclarecendo a venda e o pagamento do financiamento do mesmo, pelo valor de R$ 17.000,00. A ficha “Dívida e Ônus Reais” não deve ser preenchida.
- Uma pessoa fez um empréstimo pessoa física no banco. Com esse dinheiro, comprou um carro. Esse carro é para o irmão dela, o qual esta pagando esse financiamento e o carro está no nome da pessoa que financiou o valor para a compra do carro, que foi à vista. O valor do financiamento já vem descontado no holerite do financiador. Agora a pessoa quer transferir o carro para o irmão, que é, na realidade, o dono do carro. No imposto de renda como faço essa transação?
R : Você adquiriu um veículo à vista e está vendendo esse veículo, a prazo, para seu irmão. Baixe o veículo de sua declaração, informando a venda a prazo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite
Uma pessoa comprou um carro em 2011 e n declarou no IR 2012.
Este ano 2015 como deve fazer para consertar o erro?