sábado, 14 de dezembro de 2013

Planeje o Imposto de Renda 2014 N


Terça-feira, 10 Dezembro, 2013 0 Comentários Adicionar comentário
Planeje o Imposto de Renda 2014
Depois não adianta reclamar. O planejamento da declaração do IR sempre começa no ano anterior. Até 31 de dezembro, ainda é possível usar alguns artifícios para aumentar sua restituição do Imposto de Renda Pessoa Física em 2014 (ano-base 2013). O contribuinte pode aproveitar seu 13º salário ou até mesmo a restituição do IR deste ano e adiantar para agora as despesas dedutíveis que faria a partir de janeiro. Assim, pode se beneficiar da lei que permite abater gastos com saúde e educação, por exemplo.
 
Mas especialistas em tributação alertam que ninguém deve arrancar um dente ou contratar um plano de previdência privada só para pagar menos imposto. O recurso deve vir acompanhado da necessidade real de utilizá-lo, até porque envolve despesas que pesam bastante no bolso. E não adianta dar uma de espertinho e forjar gastos que não ocorreram, porque o Fisco está cada vez mais rigoroso no cruzamento de dados entre contribuintes e fornecedores de notas fiscais, o que aumenta a possibilidade de cair da malha fina e sofrer penalidades da Receita.
 
Vale lembrar que só é possível abater o IR sobre os gastos se a declaração for feita no modelo completo, já que o simplificado desconsidera todas as despesas, permitindo deduzir 20% dos rendimentos tributáveis, com um teto limitado a R$ 15.197,02 em 2014.
 
Se em 2013 as despesas dedutíveis ultrapassarem o teto de R$ 15.197,02, a melhor alternativa é a declaração no modelo completo, o mais indicado para não ter erro é preencher a declaraçao no modelo completo e a Receita indicará o modelo mais vantajoso. 
Fonte: IG Economia

Nenhum comentário: