quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Sagri discute crise financeira e Fórum Social Mundial

22/1/2009 17:26
Sagri discute crise financeira e Fórum Social Mundial
Da RedaçãoAgência Pará
A crise econômica financeira e o Fórum Social Mundial foram os assuntos debatidos nesta quinta-feira 22, no auditório da Secretaria Estadual de Agricultura, dentro da II Jornada dos Servidores pelo Desenvolvimento Rural Sustentável, que prossegue até esta sexta-feira 23.
O evento, aberto pelo secretário adjunto do órgão, José Raimundo Portilho, tem como proposta levar os servidores a compreenderem o papel e a missão da Sagri como coordenadora do setor público agrícola dentro dos contextos global e local. “Queremos que os servidores dos mais diversos cargos compreendam o que estamos fazendo para que não exista um distanciamento entre as atividades fins e meio”, disse Portilho.
Para falar da crise financeira que atravessa o mundo, o convidado foi o doutor em Ciências Econômicas e professor da Universidade Federal do Pará, David Ferreira Carvalho que, de forma bem didática, explicou as causas e conseqüências da crise e a repercussão dela para o Brasil.
Na palestra, ele falou da hegemonia da moeda americana nos meados do século 20, explicando em seguida como o dólar foi perdendo a sua força em um cenário que perpassa pela escassez de recursos naturais, por um novo modelo tecnológico adotado por países europeus, pela mudança dos EUA de país exportador para importador, além de outros fatores, culminando com um déficit na balança comercial e, mais tarde, na própria crise envolvendo os bancos e outros agentes financeiros.
Sobre o Brasil, ele afirmou que o país tem muitas vantagens em relação a outros países, a começar por instituições financeiras estabilizadas e um sistema bancário sólido e moderno. Mas disse também que a hora é de o governo investir no social, no treinamento de trabalhadores e, ainda, reduzir a alíquota do imposto de renda.
Fórum - Outro assunto em debate foi o Fórum Social Mundial, com palestra de uma das coordenadoras do evento, Maria Graça Costa, que explicou a importância do evento para Belém e para a Amazônia e, ainda, como será a programação científica e cultural.
“Nós queremos fazer do FSM um espaço onde os amazônidas falem da Amazônia para o mundo e não o contrário”, disse. Os servidores tiraram muitas dúvidas sobre os dois temas, elogiando a iniciativa do órgão. A diretora administrativa financeira, Ivanize Carvalho, ao final, informou que o servidor que participar do Fórum terá, depois, que compartilhar os conhecimentos adquiridos com os demais funcionários da Sagri.

FONTE: Texto: Ascom- Sagri e Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário: