sábado, 19 de março de 2011

18/03/2011 - 11h43 Receita descarta estender prazo para brasileiros no Japão declararem IR

18/03/2011 - 11h43
Receita descarta estender prazo para brasileiros no Japão declararem IR

SÃO PAULO - A Receita Federal não pretende alterar o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda dos Brasileiros que estão no Japão, mesmo após o forte tremor seguido de tsunami que abalou o país. Segundo a Receita, ainda é cedo para tomar qualquer decisão em relação ao assunto.

O prazo não deve ser mudado, pois ainda faltam 42 dias para terminar o prazo de entrega, afirma a Receita, conforme publicado pela Agência Brasil. O prazo começou dia 1 de março e termina dia 29 de abril.

Ainda de acordo com a Receita, os brasileiros que estão no Japão podem enviar os dados pela internet, até porque os formulários de papel deixaram de ser aceitos neste ano.

Contribuintes
O órgão ainda não se sabe o número de contribuintes que estão no Japão e que são obrigados a declarar neste ano, mas sabe que a maioria exerce atividades voltadas ao próprio Japão e, por esse motivo, não tem obrigações com o fisco brasileiro.

Para se ter uma noção, o Banco do Brasil tem 164 funcionários no Japão de várias nacionalidades, mas apenas um pouco mais de dez têm obrigações com a Receita Federal. Já a Vale tem 21 funcionários no escritório de Tóquio, sendo que apenas um é brasileiro.

Nenhum comentário: