domingo, 26 de fevereiro de 2012

255 mil contribuintes devem declarar imposto de renda na PB

255 mil contribuintes devem declarar imposto de renda na PB

255 mil contribuintes devem declarar imposto de renda na PB
Desde ontem está sendo disponibilizado o Programa Gerador de Documentos (PGD), mas a entrega da declaração só poderá ser feita a partir das 8h do dia 1 de março até o dia 30 de abril, pelo portal na internet da Receita Federal, mediante a utilização do programa de transmissão “Receitanet”, ou em CDs nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

Na Paraíba, 255 mil contribuintes vão entregar, em 2012, a Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF), conforme expectativa da Receita Federal do Brasil. O número supera em 10 mil a quantidade recebida pela RF em 2011.

A expectativa da Receita Federal é que o número de declarações este ano atinja 25 milhões em todo o Brasil, superando as 24,3 milhões do exercício 2011, ano-calendário 2010.

A Receita Federal também disponibilizou a sequência lógica de ações que acontecem durante o ciclo de vida da declaração. É a chamada “Linha do Metrô”, com todas as informações necessárias, desde o download do programa, até a finalização do processamento. A “Linha do Metrô” também serve para divulgar importantes serviços do e-CAC, como é o caso do Extrato IRPF, por meio do qual o contribuinte acompanha o processamento de sua declaração, é informado sobre eventuais pendências e sobre como resolvê-las.

Outros serviços importantes que estão na “Linha do Metrô” são: impressão de DARF para pagamento das cotas e cadastramento de celular para recebimento de mensagem SMS sobre a liberação da restituição (torpedo).

Os “serviços disponíveis no Portal e-CAC” podem ser encontrados no menu “Onde encontro”, no site da RFB. Trata-se de uma relação completa dos serviços do e-CAC, com possibilidade de filtros pelo público-alvo (pessoa física ou jurídica) e pela forma de acesso (certificado digital ou código de acesso). Caso o contribuinte não consiga encontrar as informações, existe ainda o serviço “Fale Conosco” e o Atendimento Telefônico “Receitafone” através do número 146.

Correio

Nenhum comentário: