quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Imposto de Renda pode ser momento para analisar finanças, diz consultora 29 de fevereiro de 2012 • 16h05 Por: Gladys Ferraz Magalhães SÃO PAULO – Para quem enxerga somente pontos negativos no que diz respeito à declaração de Imposto de Renda, a consultora e pesquisadora de qualidade de vida e saúde financeira, Suyen Miranda, afirma: o momento da declaração pode ser positivo, sim.

Imposto de Renda pode ser momento para analisar finanças, diz consultora

29 de fevereiro de 2012 • 16h05 Por: Gladys Ferraz Magalhães

SÃO PAULO – Para quem enxerga somente pontos negativos no que diz respeito à declaração de Imposto de Renda, a consultora e pesquisadora de qualidade de vida e saúde financeira, Suyen Miranda, afirma: o momento da declaração pode ser positivo, sim.

Isso porque, na opinião da consultora, fazer a declaração de IR pode ser uma boa hora para verificar o crescimento pessoal financeiro. Inclusive, diz ela, para quem é isento da declaração. Além disso, ressalta, na sociedade atual, não há o hábito de verificar quanto foi a renda ao longo do ano, coisa que as empresas fazem com regularidade, até porque têm de prestar contas aos acionistas.

“Nós somos acionistas de nós mesmos, portanto, vale a pena começar o exercício de análise financeira anual, e um ponto de partida simples é calcular tudo o que recebemos e tudo que gastamos (…) A Dirf [Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte] também serve para disciplinar nossa vida financeira, trazendo a análise de um ano com clareza, para avaliarmos nosso crescimento patrimonial e pessoal”, diz.

Fazendo as contas
Independentemente do Imposto de Renda, quem quiser avaliar como foi financeiramente o ano que passou, pode adotar os seguintes procedimentos:

Separe todos os comprovantes de renda (pagamentos de salários, recibos de pagamentos) do ano todo e anote todos os valores. Feito isso, diz a consultora, some em separado tudo o que foi recolhido, como o imposto de renda em si, a contribuição ao INSS e outros tributos que aparecem detalhados no holerite;
O próximo passo é calcular as despesas do ano. Para isso, separe todos os comprovantes de despesas do ano para saber onde o dinheiro foi gasto.
Por fim, diz Suyen, de posse dessas informações, verifique a diferença entre despesas (o que saiu) e receitas (o que entrou). Se houver uma diferença positiva, ou seja, se mais entrou do que saiu, você teve um crescimento financeiro, um aumento ao longo do ano, um lucro.
Caso contrário, alerta, certamente existem dívidas em aberto ou contas que foram pagas com a poupança e investimentos, o que mostra redução de renda.

Tags: contas contas-tarifas-e-inflacao declaracoes financas financas-pessoais imposto-de-renda impostos ir2012 noticias orcamento planejamento-financeiro tags-financas tributos

Nenhum comentário: