sexta-feira, 7 de março de 2008

Receita Federal: Criminosos criam e-mail para atrair contribuintes

Receita Federal: Criminosos criam e-mail para atrair contribuintes
:: Luiz Queiroz
:: Convergência Digital :: 04/03/2008

Cuidado com uma nova mensagem falsa que já está sendo distribuída na Internet por e-mail, como se fosse da Receita Federal. Nela, crimonosos virtuais tentam fazer com que os usuários acessem um link onde provavelmente instalarão um vírus que poderá fornecer todas as informações pessoais guardadas no computador.


A mensagem é nova e já traz comentários sobre o congestionamento da rede da Receita Federal ocorrida ontem (03/03). Porém, o emissário não é o órgão, mas um endereço eletrônico denominado: mailto:priscilasmont@gmail.com, cuja URL é desconhecida.

A falsa mensagem vem da seguinte maneira no e-mail, com ilustrações e logomarcas da Receira Federal:

"Caro Contribuinte,

A Receita Federal vem comunicar que devido um congestionamento em nosso sistema algumas Declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2008 não foram entregues e por esse motivo pedimos a você que confirme o seu CPF no link abaixo da Receita Federal. Lembrando que este e-mail foi cadastrado no formulário entregue,caso não seja do cpf informado, descarte o mesmo.

Para fazer a verificação e/ou recadastrado clique aqui !

E ainda alerta aos internautas que :"Após a entrega, a Dirf será classificada em uma das seguintes situações que poderão ser identificadas com a consulta às informações disponíveis no endereço:

Clique aqui, após o sétimo dia da data de entrega da declaração.

- Em Processamento, identificando que a declaração foi entregue e que o processamento ainda está sendo realizado;
- Aceita, indicando que o processamento da declaração foi encerrado com sucesso;
- Rejeitada, indicando que durante o processamento da declaração foram detectados erros e que a declaração deve ser retificada;
- Retificada, indicando que a declaração foi substituída integralmente por outra; ou
- Cancelada, indicando que a declaração foi cancelada encerrando, todos os seus efeitos legais".
Congestionamento

O excesso de contribuintes interessados em baixar o programa do Imposto de Renda de 2008 acabou por causar um "crash" na rede da Receita Federal, sob controle do Serpro. Nesta segunda-feira, 03/03, primeiro dia de acesso ao programa, foram realizados cerca de cinco milhões de downloads, número muito alto em relação ao ano passado (1,2 milhão).


Segundo a Receita Federal, a entrega das declarações funciona 20 horas por dia. Entre 1h e 5h da madrugada, o sistema fica "fora do ar" para manutenção. Apenas no primeiro dia, a Receita recebeu 79 mil declarações.

A expectativa da Receita é que cerca de 24,5 milhões de contribuintes prestem contas este ano. O prazo termina dia 30 de abril. Quem não entregar a declaração dentro do prazo, terá que pagar multa de R$ 165,74.

A Receita colocará no site www.receita.fazenda.gov. br, a partir de sexta, o número do recibo da declaração de 2007. Sem ele, será impossível enviar a declaração deste ano. O Secretário Rachid estima que cerca de 70% das pessoas ainda têm o recibo anterior (16 milhões de contribuintes ou declarantes). O número será automaticamente transferido, se o contribuinte fizer a declaração no mesmo computador usado em 2007.

*Com Assessoria de Imprensa da Receita Federal e Folha de São Paulo


JEAN JAVARINI
www.jeanjavarini.br30.com

Nenhum comentário: