sábado, 19 de março de 2011

Dúvidas sobre o Imposto de Renda 2011 relacionadas a veículos Leia as respostas dos consultores do Cenofisco para as dúvidas de contribuintes sobre a declaração do IR 2011

Dúvidas sobre o Imposto de Renda 2011 relacionadas a veículos
Leia as respostas dos consultores do Cenofisco para as dúvidas de contribuintes sobre a declaração do IR 2011

Para ajudar os internautas a fazer a declaração do Imposto de Renda 2011, ano-base 2010 corretamente, sem cair na malha fina, o iG criou um serviço que responde as dúvidas sobre o IR. Basta enviar um e-mail com as perguntas para: imposto_renda@ig.com.br.

Consultores do Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco), responderão às questões mais comuns após uma seleção prévia. As respostas serão publicadas no portal e não serão enviadas por e-mail.

Acompanhe as perguntas dos leitores e as respostas do Cenofisco:

- Como registro em minha declaração um carro que ganhei em 2010? Além desse, também adquiri um outro veículo financiado em 24 vezes, como declaro?

Cenofisco: O veículo recebido em doação deverá ser informado na Declaração de bens e direitos, colocando o valor do bem na coluna “situação em 31.12.2010”. Voce deverá lançar o valor do bem recebido em rendimentos isentos e não tributáveis.O veículo adquirido deverá ser lançado na declaração de bens e direitos informando na coluna “situação em 31.12.2010” o valor pago até esta data.



- Vendi um carro este ano pelo mesmo valor declarado em 2010. Com o dinheiro comprei outro veículo, O que preciso declarar: o ganho de capital com a venda ou somente incluir o novo carro?

Cenofisco: É preciso baixar o veículo anterior informando os dados da venda e zerar a coluna “situação em 31.12.2010”. Se vendeu pelo mesmo valor não haverá ganho de capital tributável. Voce deverá abrir um novo item para lançar o novo veículo e informar o valor na coluna “situação em 31.12.2010”.



- Adquiri um consórcio de automóvel em 2010 e utilizei a carta como parte de pagamento de outro carro, também adquirido em 2010. Qual valor devo colocar na minha declaração?

Cenofisco: Caso o veículo (carta de crédito) tenha sido recebido em 2010, informar no código 95, na coluna Ano de 2009, o valor constante na Declaração de Ajuste Anual do exercíc io de 2010, ano-calendário de 2009. Não preencher a coluna de 2010. No código específico do veículo, informar na coluna Discriminação os dados do bem e do consórcio. Deixar em branco a coluna do Ano de 2009. Na coluna Ano de 2010, informar o valor declarado no Ano de 2009, no código 95, acrescido dos valores pagos em 2010, inclusive do valor dado em lance, se for o caso.


- Comprei um veículo 0KM em 2009 e como parte do pagamento dei meu carro usado e o restante financiei em 24 parcelas. Os dois veículos não foram declarados no IR, o que devo fazer?

Cenofisco: Em relação ao veículo vendido deve ser apurado o ganho de capital no mês da venda. O carro adquirido deve ser informado na ficha "bens e direitos", da Declaração de Ajuste Anual do ano da aquisição. Caso esta informação tenha sido omitida é recomendável retificar a declaração já entregue.



- Minha esposa possuía um veículo e no mês de janeiro de 2010 o vendeu para dar como parte do pagamento em outro carro. O veículo que compramos foi colocado em meu nome e não mais em nome dela. Como excluí-lo do IR da minha esposa e incluí-lo no meu? O financiamento deste carro também deve ser informado na declaração?

Cenofisco: Em relação ao veículo vendido deve ser apurado o ganho de capital no mês da venda e baixado da ficha "bens e direitos". O carro adquirido deve ser informado na mesma ficha pelo valor efetivamente pago durante o ano de 2010.


Faça aqui no iG o download do programa para declarar o Imposto de Renda Pessoa Física 2011 e veja respostas para dúvidas relacionadas a outros temas no especial do iG sobre o IR 2011.

* Leia mais sobre:
* imposto de renda •
* declaração •
* cenofisco •

Nenhum comentário: