domingo, 26 de fevereiro de 2012

25/02/2012 às 19h51min - Atualizada em 25/02/2012 às 19h51min Receita libera programa para preencher e enviar o IR 2012

25/02/2012 às 19h51min - Atualizada em 25/02/2012 às 19h51min
Receita libera programa para preencher e enviar o IR 2012

Depois de ter informado que o programa para transmissão das declarações do Imposto de Renda, o Receitanet, seria liberado somente no dia 1º de março, a Receita Federal também disponibilizou a plataforma para download ontem. O envio da declaração, entretanto, só poderá ser feito no dia 1º de março, a partir das 8h.

Receita anuncia mudanças na emissão de boletos para IR devido
Receita estuda disponibilizar programa do IR em tablets
Receita amplia capacidade de recebimento de declarações do IR

Segundo a assessoria da Receita, o objetivo foi "facilitar a vida do contribuinte".

A declaração poderá ser enviada pela internet. Outra opção é por disquete e "pen drive", nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o horário de expediente. A entrega do documento via formulário foi extinta em 2011.

O programa para preenchimento da declaração do Imposto de Renda deste ano e o tutorial chamado "linha do metrô" também já estão disponíveis na página de Receita. Com isso, o contribuinte poderá preencher a declaração antes do início do envio dos documentos.

No tutorial, que segue o mesmo modelo utilizado no ano passado, o contribuinte pode tirar dúvidas sobre várias fases da declaração. Estão disponíveis informações sobre o download de programas, as novidades, a obrigatoriedade de apresentar a declaração, as formas de elaboração, o prazo de entrega e o preenchimento, entre outros.

O prazo para a entrega da declaração termina às 23h59min59s do dia 30 de abril --uma segunda-feira "espremida" entre o domingo e o feriado de 1º de Maio.

Quem tiver imposto a pagar após a entrega da declaração precisa pagar a primeira parcela (ou cota única) até o dia 30 de abril. Se optar pelo parcelamento, poderá pagar em até oito vezes, desde que nenhuma cota seja inferior a R$ 50 --imposto inferior a R$ 100 tem de ser pago de uma só vez. No caso de parcelamento, as outras cotas vencerão nos últimos dias de cada mês, até novembro.

Nenhum comentário: