Evite a Retenção
Cuidado com as informações para não cair na malha
Separar logo os documentos para declarar o IR ajuda a eliminar a possibilidade de erros e de ser pego
Ao preencher a declaração do Imposto de Renda (IR), todos estão sujeitos a cair na malha fina. Isso porque, mesmo que o documento esteja perfeito, a Receita Federal pode receber informações diferentes sobre o contribuinte. "São erros provocados por divergências nos rendimentos informados pelo contribuinte, que não correspondem àqueles fornecidos pelas empresas pagadoras à Receita, ou à constatação de despesas médicas muito elevadas", explica José Ernane Santos, tributarista e também diretor da Fortes Advogados, empresa do Grupo Fortes de Serviços.
Por conta de casos como estes é que cerca de 12,3 mil cearenses ainda estão com as declarações retidas, segundo dados recentes do órgão, relativos a dezembro do ano passado.
Antecipar-se é importante
Para evitar que isto aconteça, a dica dos especialistas é se antecipar, ficando atento à documentação para dar início ao preenchimento do formulário, eliminando, assim, a possibilidade de erros e de ser pego pelo Fisco.
"Os primeiros dias são os melhores para o envio da declaração. Isso por dois motivos: quem entrega o material com antecedência receberá sua restituição antes, além disso, em caso de problemas, o contribuinte terá tempo para resolvê-los, evitando a necessidade de realizar uma declaração retificadora, depois do prazo de entrega; ou de cair na malha fina, tendo que prestar esclarecimentos à receita", destaca o diretor executivo da Confirp Contabilidade, Richard Domingos.
Dessa forma, ele recomenda que os contribuintes se já não iniciaram, comecem a separar os documentos necessários para realização da declaração.
Nessa lista, estão os informes sobre rendimentos fornecidos pela empresa onde a pessoa trabalha, ou onde trabalhou; informes sobre aplicações dos bancos onde tem, ou teve conta; e recibos dos gastos dedutíveis permitidos pela legislação.
No quesito documentação, a principal modificação, em 2012, é que os bancos têm autorização da Receita para enviar os dados apenas por e-mail ou internet banking, o que dispensa o informe em papel.
Apesar da nova regra, as instituições financeiras deverão manter um sistema de controle que permita o fornecimento do informe impresso, caso este seja solicitado pelo contribuinte.
Posse dos comprovantes
Embora não sejam anexados à declaração do IR, a posse de todos esses comprovantes é importante caso a Receita Federal venha a colocar a declaração na malha fina.
Se isso ocorrer, pode ser que o órgão peça esses documentos. Como a Receita Federal pode retroagir a fiscalização em até cinco anos, especialistas sugerem que os que forem relativos a 2011, declarados em 2012, sejam guardados até 2016.
Para saber os principais motivos que levam os contribuintes a caírem na malha fina, consulte a tabela anexa.
ANCHIETA DANTAS JÚNIOR
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